sustentabilidade

ECO RESORT

Sustentabilidade

eco resort

Tempo de leitura: 6 minutos

Casa Vale da Lama

é um eco resort sustentável que foi projectado e construído para ser um equilíbrio perfeito entre hospitalidade de qualidade e sustentabilidade, mantendo uma qualidade humilde de casa de quinta; e nós temos orgulho de quase termos alcançado esse equilíbrio.

Como já deve saber, a sustentabilidade está no primeiro plano dos nossos valores, pelo que existem algumas características da Casa que queremos que todos os nossos hóspedes conheçam. Estas características são uma parte intrínseca da experiência única de ficar connosco.

A Casa está estrategicamente localizada, longe o suficiente do centro da cidade para ser tranquila e calma, mas perto o suficiente para que se desejar uma atmosfera movimentada, pode obtê-la a 30 minutos de carro. Mas esse não é o único motivo. Aqui você também está perto da praia (Meia Praia), perto da Ria de Alvor (um estuário com um ecossistema extremamente diversificado) e para o campo tranquilo no qual você pode facilmente andar de bicicleta. Fazendo deste um lugar onde você pode experimentar um pouco de tudo sem ter que viajar muito.

“…a sustentabilidade está no primeiro plano dos nossos valores…”

A Casa também fica dentro de uma quinta orgânica, Quinta Vale da Lama. A Quinta é uma quinta dedicada à regeneração dos seus solos e ecossistema, a quinta pratica diariamente técnicas sustentáveis, e está empenhada em oferecer à sua comunidade produtos de qualidade, educação poderosa e experiências únicas “mais perto da natureza”.

A Quinta Vale da Lama é o parceiro mais importante da Casa, porque fornece:

× Os 43 hectares de terreno onde se encontra a Casa;

× Frutas, legumes e ervas frescas orgânicas e cultivadas de forma sustentável para a nossa cozinha, que fazem parte dos seus pequenos-almoços, lanches e refeições no nosso restaurante;

× Experiências com os seus agricultores conhecedores e cuidadores da terra em contato com sua bela natureza;

× Contacto com os seus animais de criação: ovelhas, burros e galinhas;

× Caminhos e espaços para qualquer um explorar e se maravilhar.

Além de estar localizado num quinta que trabalha bastante para ser consciente e respeitar a terra, este eco resort sustentável esforça-se muito para respeitar e devolver à natureza.

 

A começar pela sua construção

… embora a Casa teve que ser legalmente construída com métodos convencionais, é um edifício sustentável devido ao uso de designs solares passivos e sistemas de água sustentáveis que ajudam a manter o consumo de energia baixo:

× A sua arquitectura inclui um longo corredor curvo que, nos meses quentes, permite que a brisa que o atravessa arrefeça e mantenha a casa fresca.

× Nos meses mais frios, paramos esta brisa, e o ângulo para que as janelas estão voltadas ajuda a acolher a luz do sol para aquecer a casa.

× A Casa também usa uma poderosa lareira feita à medida, que queima a lenha lentamente enquanto absorve o calor e que o liberta depois do fogo ser extinto, desta forma usamos menos lenha para mais calor.

× Incluído na sua construção está o piso radiante, pequenas condutas de água que percorrem o piso da Casa, esta água é aquecida com energia solar; ou gás natural como reserva para quando o sol não está a brilhar.

× A eletricidade que percorre a casa vem dos nossos painéis solares rotativos.

Ainda há muito mais sobre o que faz da Casa um eco resort sustentável.

Continue a ler...

MUITA COISA ACONTECE DEBAXO DO CHÃO

e dentro dos esgotos da Casa, mais especificamente no nosso sistema de água. Obtemos a nossa água da rede local, como qualquer outra casa, mas é como a usamos que faz a diferença:

×  A água das torneiras e chuveiros, chamada de água cinzenta, é tratada na quinta na nossa própria estação de tratamento de água.

×  Esta água cinzenta, uma vez tratada, é utilizada para irrigação e descarga das sanitas.

×  A água negra, é a água que sai das sanitas, que também é tratada na nossa quinta mas apenas são utilizadas para regar árvores sem fruto;

× Desta forma, estamos a reutilizar água que de outra forma seria desperdiçada.

Também há muita coisa a acontecer com nossos resíduos e lixo também:

×Somos determinados sobre a reciclagem de todos os plásticos, latas, copos e papel; mas ainda assim o nosso principal objetivo é manter o uso destes materiais baixo, especialmente o plástico.

×Disponibilizamos caixotes de lixo para reciclar na nossa propriedade para que nossos clientes descartem o seu lixo;

×Quanto aos resíduos orgânicos, como restos de comida, temos o nosso próprio composto que decompõe lentamente os resíduos ao longo de muitos meses e os transforma em composto rico em nutrientes, que uma vez pronto, colocamos de volta no solo quando plantamos árvores ou novas plantas nos jardins;

×  Alguns destes restos de comida, como cascas de vegetais, topos e folhas velhas, pão seco e outras sobras, são dados às galinhas, evitando desperdício de comida;

Dentro do seu quarto

também notará diferenças:

×  Os sabonetes são biodegradáveis, recarregáveis e naturais, o que não só ajuda a reduzir o desperdício e é melhor para o nosso sistema de tratamento de água, mas também é mais suave para a pele e o cabelo;

×  Os móveis são intemporais, feitos à mão e reaproveitados, evitando tendências e prolongando sua vida;

×Por defeito, não mudamos as toalhas diariamente, salvo se os nossos hóspedes o solicitem;

× Os produtos de limpeza que utilizamos são orgânicos, biodegradáveis e não tóxicos;

×  Não temos ar condicionado, ao contrário, como mencionado antes, usamos sombra e vento para arrefecer os quartos, e luz solar e aquecimento de piso alimentado por energia solar para aquecer os quartos, é o que chamamos de aquecimento e arrefecimento passivo solar.

×  Não temos televisores, este detalhe não sobre sustentabilidade, mas sim sobre mindfulness e slow travel, conceitos que a Casa encarna na sua plenitude, pois pretendemos proporcionar aos nossos hóspedes uma estadia regeneradora para o corpo, mente e alma.

E por último, mas não menos importante, a nossa piscina exterior tem algumas características interessantes:

×O tratamento da água é feito através de um processo de salinização que permite evitar o uso de produtos químicos fortes como o cloro, mantendo-a livre de produtos químicos,

×  A piscina não é aquecida, no entanto a forma como foi desenhada protege-a dos ventos frios do norte e está virada a sul para uma exposição solar máxima, tornando a sua temperatura agradável.

VAMOS FALAR SOBRE COMIDA, PORQUE TODOS SABEMOS QUE IR DE FÉRIAS É METADE SOBRE EXPERIÊNCIAS E 100% SOBRE COMIDA.

×Todas as refeições são exclusivamente vegetarianas para manter a nossa pegada de carbono baixa e não contribuir para a pecuária industrial,

×Isto inclui o nosso pequeno-almoço, ou seja, não servimos carnes ou fiambre. Mas não se preocupe porque temos muitos queijos e ovos locais que cuidarão bem do seu estômago todas as manhãs;

×O nosso restaurante tem como objetivo servir pratos confeccionados inteiramente com ingredientes locais e sazonais para evitar a agricultura industrial e apoiar a economia local;

×  × Para reduzir o desperdício temos: sopa do dia, feita com os legumes “feios”;

× Evitamos produtos embalados sempre que possível e priorizamos comprar a granel ou fazer nós próprios.

 

Entendemos que a Casa Vale da Lama é uma experiência única que muitos desconhecem, pelo que se tiver alguma dúvida, questão ou curiosidade geral, não hesite em nos contactar.